A história dos cães está entrelaçada com a dos lobos, seus ancestrais selvagens. Ao longo de milhares de anos, os lobos foram domesticados se transformando em cães, mas seu sistema digestivo permaneceu quase idêntico. E, como sabemos, lobos são carnívoros que caçam para seu sustento.
Apesar de séculos de domesticação, os cães ainda carregam 98% dos genes de seus antepassados carnívoros e suas necessidades nutricionais continuam as mesmas. Por isso, possuem mandíbulas projetadas para rasgar carne e dentes afiados para desmembrar presas. A dieta crua e biologicamente apropriada, popularizada pelo Dr. Ian Billinghurst, reconhece essa necessidade dos cães por alimentos crus e naturais. Baseada na alimentação dos lobos na natureza, essa abordagem nutricional oferece carne crua, ossos carnudos, órgãos e vegetais frescos para os cães. Ou seja, uma dieta rica em proteínas de alta qualidade, vitaminas, minerais e antioxidantes.
O dilema da dieta carnívora ou onívora
Nos debates sobre Alimentação Natural, existe uma grande discussão sobre se os cães são carnívoros ou onívoros. Tradicionalmente, os cães são considerados carnívoros, refletindo sua ancestralidade como predadores. Seus dentes pontiagudos, mandíbulas fortes e sistema digestivo ácido capaz de digerir carne crua e ossos, são características típicas de animais adaptados para uma dieta à base de carne.
No entanto, a evolução dos cães ao longo dos milênios trouxe algumas mudanças em sua dieta. Os cães domesticados aprenderam a aproveitar oportunidades alimentares variadas, incluindo restos de comida humana e, ocasionalmente, vegetais e grãos. Isso levou à classificação dos cães como carnívoros facultativos, capazes de digerir uma maior variedade de alimentos.
Para entender os termos: Herbívoro: animal que come apenas vegetais (ou seja, que não come carne). Onívoro: animal que é capaz de consumir plantas (como os herbívoros) e carne (como os carnívoros). Carnívoro: animal que come carne porque não possui fisiologia para digerir matéria vegetal. Carnívoro facultativo: animal que come carne como parte principal de sua dieta, capaz de consumir vegetais em menor quantidade.
Mais importante do que a classificação, é entender se os cães devem ser alimentados de acordo com suas origens carnívoras ou se sua capacidade de digestão de vegetais justifica outra dieta. Para a Raw Raw é simples: basta acompanhar o comportamento e a saúde do seu cão para entender que, apesar da capacidade de digerir alguns vegetais, ele prospera de verdade com uma dieta à base de carne crua e ossos.
Um tributo à natureza canina
Ao entender a evolução dos cães como carnívoros e reconhecer suas necessidades nutricionais, podemos tomar decisões melhores sobre a alimentação de nossos amigos caninos. Proporcionar uma alimentação natural, respeitando as raízes biológicas dos cães, é mais do que uma escolha alimentar, é um tributo à sua natureza e uma garantia de vida saudável.
As configurações de cookies deste site estão definidas para permitir todos os cookies a fim de oferecer a melhor experiência. Clicando em Aceitar você concordará e continuará navegando pelo site. Veja nossa Política de privacidade